Saiba: o que fazer ao encontrar um animal abandonado?

Encontrar um amigo vagando pelas ruas não é incomum. Muitas vezes, queremos ajudar, mas nem sabemos por onde começar. Confira o que fazer ao encontrar um animal abandonado!

- Ofereça água e comida se não puder dar abrigo.

- Se o animal estiver em um ponto fixo (sendo alimentado pelos funcionários de um posto de gasolina, por exemplo), divulgue fotos em redes sociais e nos sites de entidades de proteção que mantêm cadastro de cães e gatos em busca de um lar. Capriche no texto, detalhando as qualidades do animal - é dócil, gosta de brincar, se dá bem com outros animais? Não omita informações sobre o estado de saúde.

- Caso você não queira ou não possa ficar com o cão ou gato em definitivo, considere abrigá-lo temporariamente. Compartilhe fotos e tenha paciência. Com sorte, um potencial adotante pode surgir em minutos, mas a espera talvez se estenda por dias ou semanas.

- Custeie o tratamento veterinário ou mobilize amigos para uma vaquinha nas situações mais graves e urgentes. Se o bicho estiver bem cuidado e se recuperando de eventuais ferimentos, as chances de surgir um interessado aumentarão muito.



- Tenha cautela ao se aproximar de um animal ferido. Um cão atropelado pode estar sentindo fortes dores e reagir de forma agressiva ao toque.

- Há clínicas veterinárias e entidades de proteção que oferecem castração a baixo custo. Se você puder financiar o procedimento, estará contribuindo efetivamente para a melhora da situação dos animais de rua.

Fonte: http://www.euamocaes.com/2015/01/animal-abandonado-o-que-fazer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário