Porque adotar um cão adulto?

Ter um novo cão, ou quem sabe o primeiro, implica em uma série de dúvidas na cabeça do novo dono. As dúvidas já começam pela raça do cachorrinho e terminam na idade, mas ainda tem a questão da origem do cão. Hoje em dia se fala muito em adotar, além de uma atitude nobre com um bichinho desabrigado, a adoção costuma sair mais em conta que um bichinho comercializado. Infelizmente a maioria das pessoas preferem filhotes e acabam deixando o coitado do cão adulto desamparado. O que muita gente não leva em conta são os benefícios de se adotar um cão já adulto. Vejamos agora as vantagens de se adotar o cão já adulto.

Vantagens de adotar um cão adulto:

É um ato de generosidade: Ao adotar um cão adulto, você não está simplesmente ganhando um bichinho de estimação, você está ajudando uma vida. Muitos cães adultos acabam tendo um destino incerto, quando não são escolhidos. Adotar um cão adulto é um ato de solidariedade e responsabilidade social.


Sem surpresas quanto ao tamanho: Não é incomum encontrar pessoas que adotam um filhote pensando que vão crescer até um tamanho, mas quando se dão conta o bichinho esticou mais que o espaço do apartamento. Com um cachorro adulto você não terá esse problema. Seu tamanho já está definido e você está levando para casa um bichinho que certamente irá ser compatível com o espaço oferecido.

Você terá um cão grato: Muitos podem não levar a sério isso, mas um cão é capaz de reconhecer a melhora em sua vida causada pelo novo lar. Ele será mais grato e amável que ou filhote já nascido com uma vida fácil. Cachorros são mais inteligentes do que a maioria das pessoas pensam e ele saberá que deve a você um novo lar. Será um parceiro para vida toda.

Saúde de ferro: Cães nascidos na rua ou com uma história de vida difícil, costumam ser mais resistentes a todo tipo de doença. Ao contrário de cachorros nascidos em canis, eles nem sempre foram protegidos de doenças externas, logo seu sistema imunológico está melhor preparado. Será um cachorro com poucas visitas ao veterinário.

Temperamento certo: É possível observar melhor em cães adultos o tipo de temperamento deles. Por já estarem com a personalidade formada, os cães adultos podem ter suas principais características facilmente observadas. Já no primeiro contato é possível perceber se o cão é dócil, esperto, esquentadinho e o que for mais importante para você.

Cachorro velho aprende truques novos: Ao contrário do que o ditado diz, cachorros estão sempre aprendendo coisas novas independentemente da idade. Um cachorro adulto terá que se adaptar a um novo lar, mas não será diferente de um filhote neste sentido. Na verdade chega a ser mais fácil se considerarmos que filhotes costumam chorar e sentir medo nos primeiros dias, já os adultos terão um pouco mais de facilidade em lidar com essa mudança.

As vantagens em se adotar um cão adulto são muitas e aqui listamos algumas, mas a característica mais importante é o dono. Não adote por adotar, visite o cão e veja se rola uma boa identificação com os dois. Cuide bem do seu bichinho, que ele irá cuidar bem de você.

Fonte: http://www.enciclopets.com.br/porque-adotar-um-cao-adulto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário