10 doenças mais comuns nos cachorros

Quando se tem um bichinho de estimação, como o cachorro, devemos ficar atentos a tudo que acontece a ele, para que o nosso melhor amigo se mantenha em perfeita saúde por muito tempo. Portanto as vacinações em dia são essenciais para que eles se livrem de algumas doenças sérias e que podem levá-lo à morte prematura, apesar de existirem muitas outras que podem ser evitadas se alguns cuidados básicos forem tomados. Conheça as doenças mais comuns e fique atento ao seu melhor amigo!

- Raiva: É uma doença contagiosa e que pode ser transmitida ao ser humano. Não tem cura e a única maneira de evitar é através de vacinação anual. Os mamíferos são transmissores da doença, mas o maior transmissor é o morcego. Os principais sintomas são: salivação exagerada, agressividade e mudança de comportamento.

- Toxoplasmose: É causada por um protozoário, que pode ser transmitida para o ser humano e outros animais, como gatos, aves, bois, etc. É transmitida através da ingestão de carnes cruas ou mal cozidas e o contato com as fezes dos animais. Ao transmitir ao homem pode levá-lo à morte.


- Otite: É uma doença muito comum em cães. Trata-se de processos inflamatórios no ouvido e pode ser provocada por diversos motivos, tais como água no ouvido durante o banho e excesso de sujeira no pavilhão auditivo. Há cachorros mais propensos a infecções nos ouvidos, por isso precisam limpar os ouvidos com maior frequência.


- Cinomose: É uma doença que atinge somente aos cães e podem levá-lo à morte. Não é transmissível ao ser humano e pode ser evitada através de vacinação anual. O vírus atinge vários órgãos, como rins, pulmões e o sistema nervoso. O animal começa com um andar cambaleante que pode ser um sinal da doença.

- Parvovirose: É uma doença muito comum em filhotes de cães, responsável por 80% das mortes. Não é transmitida para o ser humano e pode ser evitada através de vacinação anual. Os principais sintomas são: febre, perda de apetite, diarreia, vômitos e apatia.

- Coronavirose: É semelhante ao vírus da parvovirose, mas ataca com menos intensidade, pode também levar à morte. As chances de sobrevida são bem maiores, os sintomas são os mesmos da parvovirose e o tratamento também será da mesma forma.

- Obesidade: O diagnóstico de obesidade em cães é determinada por análise de impressão, pelo aspecto físico do animal. A doença pode ser evitada através de uma alimentação equilibrada e passeios constantes, pois se for diagnosticada pode trazer vários danos à saúde do cão, como diabetes, problemas cardíacos, etc.

Diabetes: É uma doença que existe também em cães, que se caracteriza por uma deficiência na produção de insulina e pode ser evitada através de uma alimentação adequada com ração e caminhadas diárias. Os maiores sintomas são: o animal bebe muita água e urina com muita frequência.

- Câncer: É uma doença muito temida por levar seu amiguinho à morte. Acontece pela multiplicação desordenada de células de determinado tecido, o que causará danos ao funcionamento do organismo. Geralmente forma um tumor que deve ser retirado para que o animal sobreviva. Existem vários tipos da doença e variam de acordo com sua intensidade.

- Hepatite Viral Canina: O vírus que provoca essa doença não atinge o homem e é bem menos comum do que a cinomose e a parvovirose. Pode levar à morte se não forem tomados os cuidados exigidos. O vírus pode atingir, o fígado, os rins e outros órgãos. A prevenção á através da vacinação anual. Os sintomas são apatia, diarreias e vômitos.

Fique sempre atento a qualquer modificação de comportamento de seu animal, pois tudo no início é tratável com melhores resultados. Porém o mais importante de tudo é manter o seu animal com a vacinação em dia e desta forma livrá-lo das doenças mais perigosas. Cuide de seu melhor amigo com carinho!F

Fonte: http://www.enciclopets.com.br/10-doencas-mais-comuns-nos-cachorros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário