Manual - Guia básico para resgate de animais

1. APRESENTAÇÃO

Resgatar um animal abandonado ou que sofre maus tratos é um ato solidário e respeitável, entretanto são necessários conhecimentos específicos para preservar a vida e a  saúde de todos os envolvidos. Através deste manual, a Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) capacita qualquer indivíduo a realizar resgates simples e explica como proceder em casos complexos.

É preciso ressaltar que animais procedentes de maus tratos e abandono podem ser agressivos e possuir doenças ou lesões sérias em que há a necessidade da presença de um médico veterinário durante o resgate. Eles ainda podem estar em locais perigosos ou adversos como rios, barrancos ou em propriedades privadas. Nestes casos o indicado é a ajuda do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental ou outra autoridade competente. O mesmo deve ser aplicado aos animais silvestres.

O resgate não se limita a remoção do animal,mas também a acomodação, alimentação e todos os cuidados até que ele seja definitivamente adotado. Portanto, quem retira um animal da rua se torna responsável por ele. Do mesmo modo que existem pessoas que causam sofrimento à cães, por exemplo, existem aqueles bons sujeitos que os resgatam, abrigam e proporcionam a vida que eles realmente merecem.

Não deixe de ajudar um animal, ele será eternamente grato.

Acesse este Manual completo em: http://www.anda.jor.br/wp-content/themes/anda2012/downloads/como_resgatar.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário