Cães fujões - A solução muito além do muro alto!

Como impedir o meu cachorro de pular a cerca e fugir?
Cães saltam cercas, por muitas razões diferentes, tais como:

- Ele vê um animal ou qualquer outra coisa que ele se sente compelido a perseguir.
- O cão vê uma pessoa amiga ou um cão que quer estar junto.
- Talvez o seu cão esteja entediado e procurando algo para fazer.
- Alguns cães podem sofrer de ansiedade de separação.
- Um cão pode achar que é assustador ser deixado sozinho em um quintal.
- Os cães também podem procurar por companheiros, por isso é importante conversar com seu veterinário sobre a castração.
-As vezes, os cães podem ouvir coisas do outro lado do muro e pular para investigar.


Saber o por que um cão está pulando uma cerca é o primeiro passo para abordar a questão.


1. Certifique-se de todas as necessidades físicas, sociais e comportamentais do seu cão estão sendo atendidas.
2. Seu cão está recebendo exercício físico diário suficiente? É importante fornecer o exercício diário, como ir para uma caminhada e / ou uma visita a um parque para cães. Isso também fornece o seu cão novos e interessantes cheiros e ambientes para procurar e explorar.
3. Ele está recebendo atenção diária suficiente?
4. Seu cão tem enriquecimento ambiental? Seu cão tem brinquedos seguros para brincar?
5. Se o seu cão gosta de cavar, eles têm uma área de escavação designada?
6. Será que eles têm comida, água e abrigo e uma área de dormir confortável?
7. Será que eles têm acesso a uma área de banho?(Alguns cães adoram água)
8. Será que o seu cão sofre de ansiedade de separação? Nesse caso você deve conversar com o seu veterinário para se aconselhar.
9. Quanto tempo é o seu cão deixado por conta própria? Se um cão for deixado sozinho por longos períodos, isso pode levar ao tédio e frustração que pode levar a vaguear e tentar pular a cerca/portão. É importante minimizar o tempo em que seu cão é deixado sozinho no quintal. Tente organizar um passeio com ele no meio do dia para diminuir o período longo sozinho no quintal.
10. O seu cão é castrado? Cães não castrados, são mais propensos a fugas, a fim de encontrar um parceiro para se reproduzir. Fale com seu veterinário sobre castra-lo.

Se você está no quintal com seu cão é improvável que ele vá tentar pular a cerca enquanto estiver com ele, pois geralmente preferem ficar com você. No entanto, se seu cão parece interessado em saltar, chame a sua atenção, chamando-o ou para pegar seu brinquedo favorito ou ganhar um petisco. Quando seu cão corresponde e vem até você, sempre o recompense por isso. Continue a recompensá-lo quando ele se afasta do muro e vem em sua direção.

Além de garantir que todas as necessidades do seu cão estão sendo atendidas e excluir outras causas subjacentes para saltar, como ansiedade de separação ou à procura de companheiros para se reproduzir, você pode fazer uso de artifícios para dificultar a fuga.

Em primeiro lugar, vale lembrar que, a cerca deve oferecer segurança ao animal, nunca faça uso de pontas de lança, arames farpados, ou qualquer tipo de material que possa ferir o animal na tentativa de saltar o muro.


Aqui estão algumas sugestões seguras, (que não causam lesão) para evitar que o seu cão seja capaz de passar seja por cima, por baixo ou através da cerca.


Observe a figura:
1-Cercas feitas com morões que formam um ângulo de modo que seu cão não consegue apoio para saltar. Não use arame farpado na vira, e sim tela ou arame liso.
-Se a cerca for de tela, faça uso de uma que tenha tamanho dos vãos adequado para seu animal, que não permita passar os de pequeno porte através do vão e os de grande porte não consigam passar o focinho, evitando acidentes por mordedura.

Para os fujões que costumas cavar no pé da cerca, algumas sugestões:
2-Faça uma vira com a tela na base da cerca de mais ou menos uns 50 cm
3-Outra opção é fazer em toda extensão uns 20 cm de uma barreira sob a terra, pode ser o próprio muro ou pedras, tijolos...algo que ao cavar para fazer o túnel ele logo se depare, desestimulando-o

Nos EUA uma empresa inventou uma maneira de evitar que raposas invadissem criações de galinha chamado Coyote Roller, que consiste num cilindro de metal colocado em toda extensão da cerca, de modo que ele gira quando o animal busca apoio, não tendo como se apoiar ele acaba escorregando impedido desta forma de ultrapassar a cerca. É possível usar do mesmo princípio e fazer com canos de PVC.



Veja duas maneiras de usar o PVC na sua cerca:
1-Use tubos de plástico PVC ou tubos de borracha grandes, com pelo menos 5 a 6 cm de diâmetro, corte longitudinal no centro. Coloque-os na parte superior da sua cerca. Isso faz com que a superfície curva e escorregadia do cano não permita que o cão obtenha controle para alcançar o topo do muro e saltar.



2-Outra opção é, colocar um tubo de PVC de pequeno diâmetro no interior de um tubo de diâmetro maior e pendurá-los em um cabo suspenso sobre a cerca para criar uma "barra rolante", que patas de um cão não conseguem agarrar.

Outra dica, é impedir que tome impulso
Erguer uma cerca menor, dois ou três metros antes da cerca maior que da para fora, impedindo-o de ter espaço de correr e pegar impulso. Plantar arbustos antes das cerca, também pode atrapalhar no impulso.
...

Fonte de pesquisa: http://kb.rspca.org.au/How-can-I-stop-my-dog-jumping-the-fence-and-running-away_14.html
DENISE DECHEN
Fonte: http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2014/08/caes-fujoes-solucao-muito-alem-do-muro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário