Aulas divertidas para crianças sobre animais

Escrito por Kate Coen | Traduzido por Marlon Campos

Se não puder levar seus alunos da pré-escola ao zoológico, então traga o zoológico até eles com uma aula divertida sobre os diferentes tipos de animais comumente encontrados em um jardim zoológico. Boa parte das crianças entre três e cinco anos já estarão familiarizadas com a maioria desses animais, mas você pode falar sobre o que eles comem, quais sons fazem, onde vivem e quais são as diferenças e semelhanças entre eles.

Warmup: os sons dos animais
Consiga o maior número possível de imagens de animais encontrados em zoológicos. Peça às crianças para sentarem em círculo e, em seguida, mostre uma foto por vez e pergunte "Que animal é esse?" e "Que som ele faz?". Reproduza o som do animal e peça para as crianças repetirem depois de você. Em seguida, guarde as fotos e inverta o jogo, fazendo um som primeiro e perguntando: "Que animal sou eu?". Se quiser, deixe as crianças fazerem os sons, uma por vez, enquanto as outras tentam adivinhar o animal.

Classificando Imagens: diferentes e o mesmo
Espalhe todas as imagens de animais em uma mesa onde as crianças possam vê-las. Peça às crianças para classificarem os animais de diferentes maneiras: cor, tamanho, com ou sem pelos, comprimento da cauda, a capacidade de subir em árvores, entre outras, de modo que possam ver como cada animal é único ao mesmo tempo em que compartilham as características com os outros. Se tiver fotos de animais da mesma espécie de tamanhos e idades diferentes, peça às crianças para combiná-las.



Hora do lanche: O que os animais comem
Na hora do lanche, sirva comidas que os animais também comem, como frutas, nozes, alface e carne. Explique que todos os animais comem plantas ou carnes, o que significa que eles são predadores e se alimentam de outros animais. Peça às crianças para classificarem os alimentos que você deu a eles de acordo com o que comem animais herbívoros e carnívoros. Em seguida, deixe as crianças comerem os alimentos usados na atividade. Saliente que os seres humanos são animais que comem carne e plantas, embora algumas pessoas, chamadas vegetarianas, optem por comer apenas plantas.

Classificando imagens: habitat
Se tiver um mapa-múndi em sua sala, marque os diversos continentes em que os animais vivem. Mostre às crianças fotos de diferentes tipos de habitats - florestas, rios, savanas e qualquer outro que esteja relacionado aos animais sendo estudados - e, em seguida, classifiquem juntos as imagens dos animais e seus respectivos habitats. Por fim, converse com as crianças sobre como cada animal é adequado para o seu habitat: os macacos têm as mãos e caudas longas para que possam subir em árvores, enquanto as girafas são altas para que possam alcançar as folhas, etc.

Fonte: http://www.ehow.com.br/aulas-divertidas-criancas-sobre-animais-info_168602/


Outras matérias interessantes sobre o mesmo tema:

Tema de habitats animais para a pré-escola
As crianças mais novas são fascinadas por animais e adoram aprender mais sobre o que eles comem, quanto dormem e se vivem em uma fazenda ou em uma floresta. Graças à grande variedade de animais na Terra, há muitos temas diferentes disponíveis para você, como professor, quando se trata de ensinar às crianças sobre esses animais e os habitats em que vivem.

Aulas para o primeiro ano sobre o habitat de animais
Ensinar aos alunos do primeiro ano lições sobre o habitat dos animais pode ser uma experiência emocionante para todos. Atualmente, os professores não têm que se ater aos modos antigos de ensinar diretamente do livro. Encontrar maneiras criativas de ensinar sua matéria manterá a atenção do aluno, melhorará a experiência de aprendizado e ajudará a reter a informação aprendida.

Fatos curiosos sobre animais de fazenda para crianças
Vacas, porcos, ovelhas, galinhas e cabras são uma parte importante da aprendizagem infantil, através de brinquedos educativos, programas de televisão e desenhos animados. No entanto, há mais coisas para se saber sobre esses animais do que apenas os sons que eles fazem e como eles se parecem. Se você estiver fazendo uma excursão com a turma da escola para uma fazenda ou apenas quiser entreter seus filhos, as curiosidades sobre animais de fazenda podem deixar uma impressão duradoura e um aprendizado marcante.

Atividades de ciências com animais da fazenda para pré-escolares
As aulas em uma sala de jardim de infância são parte de uma unidade temática. Um tema popular é a fazenda. Estudá-la, bem como seus animais, introduzirá as crianças a vários conceitos científicos. A realização de atividades manuais ajudará as crianças a se divertirem enquanto aprendem sobre as características dos diferentes animais e sua importância para as pessoas.

Jogos pré-escolares que ensinam sobre animais de fazenda e jardineiros
Dois temas comuns para aulas pré-escolares são a vida na fazenda e no jardim. Crianças da pré-escola gostam de aprender sobre os diferentes animais que vivem em uma fazenda e estão ansiosos para explorar os jardins, seja no seu quintal ou nas instalações da escola. Jogos que ensinem sobre animais de fazenda e jardineiros permitem que as crianças se envolvam com esses assuntos de uma forma agradável e educativa.

Jogos para crianças sobre manter animais que saem de ovos
Crianças naturalmente se perguntam sobre o mistério de um bebê de animal que sai de um ovo, mas nem todas têm a chance de experimentar esse evento mágico. Jogos podem ser designados para encorajar um jogo imaginativo na criança e permitir que elas tenham a oportunidade de participar do excitamento de seus próprios animais fictícios saindo de um ovo.

Atividades de ciências com coelhos para a pré-escola
A maioria das crianças pequenas é fascinada por animais, e apresentá-los a coelhos é uma maneira fofa de despertar noções básicas de ciências com crianças em idade pré-escolar. Se você não possui um coelho como animal de estimação da turma, mande uma carta aos pais perguntando se alguém tem um coelho de estimação para trazer para a aula. Se não for possível usar um coelho real, mostre a sua turma um vídeo sobre coelhos.

Idéias de abelhas para educação infantil
Uma aula sobre abelhas na primavera ou no verão é perfeita para sua turma de pré-escola. Além das aulas de artes, mostre vídeos de abelhas espalhando pólen ou fazendo mel. Plante flores do lado de fora da sua janela da sala de aula, assim seus alunos podem observar as abelhas espalhando pólen. Se possível, leve seus alunos para ver uma colmeia de abelhas.

Atividades e músicas sobre abelhas para crianças
Abelhas são um plano de aula perfeito para crianças pequenas e em fase pré-escolar. Você poderá fazer muitas coisas, desde uma canção com abelhas até um artesanato com pratos de papel; use sua imaginação para criar  atividades interessantes para crianças sobre esses insetos. Você estará, ao mesmo tempo, ensinando algo sobre a natureza e envolvendo-as com atividades e músicas. Uma visita a uma loja de artesanato e algumas crianças entusiasmadas são tudo o que você precisa para começar.

Como ensinar sobre aves na aula de artes
As aves são um tema ideal para aulas de arte, pois sua variedade de espécies permite que os alunos explorem cores e técnicas diferentes. As aulas também podem ser realizadas no pátio da escola para que os alunos tenham a oportunidade de observar e desenhar aves em seu habitat natural. Aulas de arte com esse tema podem ser facilmente adaptadas a qualquer faixa etária de alunos.

Ensine aos alunos do jardim de infância como os pássaros constroem ninhos
Oferecer para a classe de jardim de infância uma lição sobre ninhos de pássaros fornecerá uma oportunidade  para explorar o mundo natural como uma ciência, língua ou experiência de arte criativa. Os alunos podem aprender sobre como os pássaros constroem os ninhos, ouvir histórias, construir o próprio ninho, estudar um ninho velho de pássaro, e comparar e contrastar os diferentes tipos de ninhos feitos pelos pássaros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário