Ahimsa - A não violência

Mahatma Gandhi (1869-1948) é idolatrado na Índia como mentor espiritual, sendo hoje considerado o maior mestre do Hinduísmo moderno. Ele foi o maior divulgador do conceito da Ahimsa, ou seja, do princípio da não-violência. Gandhi apregoava a importância do homem exercer perfeito controle sobre si mesmo.

Ahimsa é uma palavra em sânscrito, da cultura/filosofia/religião hinduísta. Desde o ponto de vista etimológico a palavra Ahimsa derivada raíz sâncrita hims- que significa ‘prejudicar’, ‘danar’, ‘ferir’, ‘matar’, com a adição do prefixo 'a', que é a negação, o que lhe dá o significado de - ‘não prejudicar’, ‘não danar’, ‘não matar’, etc.

Trata-se de uma ação propriamente dita, é portanto um conceito prático. Basicamente essa ação tem a intenção de preservar e respeitar todos os seres do universo (animais, vegetais, minerais, etc) a partir de uma postura de só entrar em contato com esses seres para troca simbiótica (favorecendo os agentes envolvidos) de amor e paz. Assim, Ahimsa significa não entrar em contato em vão, não manter relações à toa com os seres, mas sempre com o objetivo de receber e proporcionar amor cósmico.

...
Os jainas e os budistas na India aderem à disciplina de não-violência. Monges jainas evitam comer depois do sol se por, para evitar ingerir acidentalmente pequeníssimas criaturas que aparecem ao anoitecer. Em todas as ações, incluindo andar e falar, os monges jainas fazem um esforço consciente para não machucar mesmo o menor dos organismos. Alguns dos códigos de conduta que eles seguem incluem cobrir suas bocas com um pedaço de pano, varrer o chão quando andam e limpar suas cadeiras antes de sentar para evitar ferir qualquer ser vivo. Os monges hindus, quando adotam a vida de sannyasa, renúncia, eles fazem o voto de ahimsa, e se comprometem com todos os seres vivos de que eles não precisam temê-los de nenhum modo. Eles vivem uma vida santa, sensível a todos e não ferindo o outro por pensamento, palavra ou ação.
...
http://www.vidyamandir.org.br/textnaoviolencia.htm


Chave para o desenvolvimento da paz interior - A Não Violência

Hermógenes dá dicas para a prática de Ahimsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário