10 Coisas incríveis que seu cão sabe sobre você

Os cães utilizam todos seus sentidos para adivinhar nossas emoções, pensamentos e muitas vezes até nossas intenções. Eles têm a capacidade de perceber nossos sentimentos e até antecipar nossas ações como se estivessem lendo nossa mente. Esta habilidade muito possivelmente foi adquirida graças a uma rica linguagem que seus ancestrais utilizavam em suas comunidades naturais de lobos.

Este conceito, relativamente novo que define a capacidade de cada indivíduo para reconhecer sentimentos próprios e alheios, e a habilidade para manejá-los, é conhecido como inteligência emocional. Os animais têm, sem sombra de dúvidas, a habilidade para reconhecer os sentimentos, mas precisam de seus humanos para aprender a dominar seus temores e inseguranças. Eles são tão sensíveis a nossos estados de ânimo que são ficam aborrecidos se estamos chateados ou nos consolam se percebem que estamos tristes.

Algumas pessoas chegam a adjudicar a seus mascotes a capacidade de reconhecer as boas ou más intenções dos desconhecidos e não estão equivocados. Todos os que temos um cão ou mesmo um gatinho como animal de estimação vimos em algum momento como eles se comportam com diferentes pessoas. Uns são recebidos com alegria e entusiasmo e outros recusam de imediato, sem que pareça ter ocorrido nada que provoque esta reação. Muitos, na verdade, acham que os animais têm uma espécie de "sexto sentido" à hora de julgar as pessoas e às vezes parece que eles podem mesmo distinguir claramente os bons dos maus.

Exatamente por isso, que estes animais tão inteligentes sabem mais sobre nós do que cremos. Eles conhecem muito mais dos seus humanos, do que o inverso:



1 - Sabe quando está triste:
Se hoje você não está se sentindo bem, seu cão de imediato vai modificar sua conduta em relação a seus sentimentos. É muito provável que fique colado em você o tempo todo ignorando seus brinquedos e até sua comida.

2 - Pode sentir suas boas ou más intenções:
Todos os cães têm uma capacidade inata de perceber se há algum perigo ou se está a ponto de acontecer algo desagradável. Por exemplo: ele sabe de antemão suas intenções de dar banho nele. Se você tem a intenção de brincar e chama por seu nome, ele vem correndo. Se você pensa em levá-lo para o banho ou ao veterinário e chama por seu nome, ele se entoca. Como?

3 - Tem a capacidade de detectar doenças:
Se seu cão ficar vários dias dando atenção ou cheirando uma parte de seu corpo em específico, talvez seja boa ideia ir a um médico e assegurar de que está bem de saúde. Foi o que aconteceu com Emilie Clark quando sua cadelinha Mia detectou um câncer em seu seio.

4 - Pode sentir se está com medo:
Seguramente você já notou que sua bola de pelos fica tensa no momento em que você demonstra ansiedade ou medo. Isto é porque realmente sabe o que está sentindo. Isto também é válido para cães ferozes, há maiores possibilidade que ele ataque se sentir que você está com medo.

5 - Sabe quando suas prioridades mudam:
Seu cão está acostumado a estar com você o tempo todo e, se em um dia ele sentir que já não é o mais importante em sua vida, claro que vai ficar ressentido e com ciúmes. No entanto, como são muito generosos, bastará um pouco de tempo para que não mais se ressintam em dividir sua atenção.

6 - Sente a cada vez que se irrita com ele:
A cada vez que seu cãozinho faz algo que não deveria e é repreendido, pode ter certeza que ele sabe. Faz cara de culpado como se tivesse caído da mudança e experimenta desculpas como por suas patas em suas pernas, agachar ou, às vezes, fazer xixi de medo de apanhar, mesmo que isso nunca tenha acontecido.

7 - Pode saber se é uma pessoa generosa:
Os cães são um dos animais mais agradecidos do mundo e, se alguma vez você ajudou algum que precisou, não te esquecerá nunca mais na vida. Por outro lado logo esquecerá, coitadinho, de alguém que fez mal a ele.

8 - Reconhece as pessoas desleixadas:
Todos os cães, por mais ternos que sejam, precisam disciplina e um pouquinho de treinamento. Um cão feliz é um cão educado. Se alguém tem uma personalidade muito flexível, seu cão saberá e pode se aproveitar disso, tipo aquelas crianças mal educadas, cujos pais nunca colocam limites em suas vontades.

9 - Sabe se uma mulher está grávida:
As mulheres notam logo que seu cãozinho age de forma estranha assim que ficam grávidas. Isto se deve a que tem a capacidade de sentir o novo integrante da família porque detecta as mudanças hormonais da dona.

10 - Percebe se alguma pessoa não é bem intencionada:
Uma pessoa simpática e que gosta muito de você, desprende de seu corpo uma substância chamada oxitocina, o hormônio do amor. Da mesma forma, quando alguém não tem boas intenções e está pensando em alguma tramóia, seu corpo também sofre mudanças químicas. Seu cãozinho detecta ambas as substâncias e reage de acordo. Evidentemente que não é uma indicação 100% certeira, mas pode ser um indicativo para que fique com a pulga atrás da orelha se ele começar a rosnar para alguém sem um motivo aparente.

Fonte: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=32221

Nenhum comentário:

Postar um comentário